Header Ads

Animator Suporters - Projeto para ajudar animadores no Japão !

Como os animadores estão lidando com a situação atual de mercado com os estúdios ?

Animator Suporters - Projeto para ajudar animadores no Japão !

      Baixas remunerações e salários, mercado disputado,  poucas oportunidades, extensas jornadas de trabalho e diversas contratações ilegais ( por exemplo muitos colocados como free lancers, não recebendo devidas bonificações  e direitos dentre diversos outros detalhes acarretados).

     Todas essas situações negativas que rondam os trabalhadores desse nicho de mercado acabam impactando negativamente na qualidade de vida desses ilustradores, dentre muitos comentários de profissionais inseridos no meio citam algumas situações decorrentes.

     Ilustradores que já tiveram que sacrificar horas de sono para cumprir prazos de serviços, sacrificar refeições e a qualidade de vida, colocando em risco questões de saúde pela alta exigência dos trabalhos, ficando com o sono e alimentação extremamente prejudicados.

     Tais condições parecem extremamente absurdas e surreais constando que a industria de animes no Japão se avalia em quase 20 bilhões de dólares.

      Em relação ao orçamento desse meio da animação muitas vezes estão vinculados a grandes comitês de produção, unidos as redes de televisão, estúdios de animes renomados e produtoras de filmes internacionais,  além de empresas de publicidade, o que por vez não é suficiente para sustentar a base de ilustradores.

     Detalhes que existem rumores sobre ao menos 25% dos estúdios de animação japonesa estarem endividados.

Animator Suporters - Projeto para ajudar animadores no Japão !

Artistas e ilustradores:

      Geralmente os artistas e ilustradores são remunerados através do sistema de pagamento unitário, ou seja a referência de seu salário vária e se estípula através do quantitativo de produção, ou seja, tudo depende da velocidade e quantidade de entrega do  serviço.

     Em questão os trabalhadores menos experientes ou novos entram como "douga animadores" ( participação de animação intermediária). 

     Vale a ressalta que os ilustradores e animadores devem receber em média menos de 2 dólares por produção de frames, então supondo que um ilustrador queire ganhar 500 dólares por mês  o mesmo teria de produzir  mais de 250 frames o que é algo extremamente difícil, ainda mais para um ilustrador iniciante.

     Devido a tantas situações a média salária do ilustrador no inicio da sua carreira não passa dos 270 Dolares e em estatísticas muitos se demitem antes de se quer 3 anos do setor.

     Uma ressalta é que a maioria dos estúdios de animação do Japão se localiza em Tokyo e suas proximidades, sendo uma das cidades com maior custo de vida no país o que dificulta muito início da jornada de ilustradores novatos.

Animator Suporters - Projeto para ajudar animadores no Japão !

O projeto Animator Suporters:

     O projeto Animator Suporters ascende pelo criador Jun Sugawara em 2011 com o grande intuito e ideia de ajudar os animadores iniciantes no setor, estabelecendo e criando alguma nova forma de remuneração mais qualificada e justa pela produção de animações em questão !

     No primeiro ano do Projeto Animator Suporters o mesmo conseguiu gerar uma média salárial maior do que 5500 dólares por ilustrador.

     A ideia do projeto segue os objetivos de fornecer acomodações a preços acessíveis aos novos ilustradores e artistas para que tenham maior oportunidade de poder se concentrar no seu trabalho, além de um espaço onde possam interagir,  obter conselhos, conversar e criar diálogo com ilustradores  profissionais mais experientes.

     No ano de 2014 foi fundado o "dormitório do animador" o que denominava e consistia num espaço organizado que deveria acomodar novos ilustradores e artistas que em média deveriam ter menos de 3 anos de experiência no setor, colocado também como o tempo de maior dificuldade na carreira dos profissionais da área.

     O dormitório animador já acomodou mais de 40 artistas, dentre esses alguns mundialmente famosos e de grande nome, conhecido por animes que se tornaram imenso sucesso no mundo !

    Alguns desses foram:


  • Masaki Tanaka; Diretor de animação da 3° Temporada do anime Shingeki No Kyojin
  • Kawano Tatsuro; Diretor de animação da 2° Temporada de Psycho Pass, Diretor de animação de Koutetsujou no Kabaneri, Diretor de animação de abertura de Boruto e atual diretor do Studio Colorido do projeto Burn The Witch.
  • Tamagawa Shingo; Diretor de animação da Gundan Reconguista  in G.
  • Hitomi Kariya, Diretor e animador de designs de personagens.
     
Em 29 de Fevereiro o canal do dormitório do animador publicou um video falando sobre a vida dos novos ilustradores e animadores, todo o mercado de trabalho, os processos das industrias, as adversidades e demais conteúdos relacionados a jornada desses profissionais, confira abaixo !


Projetos futuros do Animator Suporters:


     Em questões ao futuro o Projeto Animator Suporters ainda carrega muitos planos para melhorias, dentre estes uma  busca aos próximos 3 anos de criar e estabelecer o próprio estúdio de animação,  com pretensões de efetuar pagamentos de 3 a 4 vezes maiores do que é correspondente a atual taxa.

     Além disso existe a pretensão de criar novos sistemas para que os ilustradores, animadores e criadores recebam royalties sempre que uma criação se tornar mais consumida ou popularizada.

     Em vista desses objetivos, o projeto busca uma facilitação para financiar e funcionar como ponte a questão dos sonhos de muitos ilustradores proporcionando uma maior comodidade, facilidade na inserção e prevalecimento no meio deste mercado !

Gostou da publicação ? Não deixe de comentar e compartilhar ! Afinal Seu Feedback é muito importante para nós !
-Equipe Geek Raposa

Animadores - Animação - Estúdio - Estúdio de animação - Ilustração - Ilustradores - Geek - Nerd - Anime - Otaku - Mangá - Longa metragem - Curta Metragem - Produção - Industria Desing - Industria Ilustração - Industria Animação - Projeto - Animator Suporters

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.