Curiosidade: A casa dos Simpsons possui um comodo secreto que ninguém conhecia
“Temos uma sala que aparece e desaparece; nossa casa é muito esquisita para esse tipo de coisa”
![]() |
Planta Casa dos Simpsons - Geek Raposa |
Pouquíssimas Séries de Televisão e animações até hoje tem passado por um minucioso exame e processo de verificação em suas infinidades de ângulos, como a série de Os Simpsons, dentre suas características de profecias, participações de famosos, a filosofia e crítica em seus diálogos e desenvolver das histórias e uma infinidade de características um tanto peculiar que podemos nos deparar.
Em massa, repletas e diversas informações vem bombardeando em massa os artigos de internet, os programas de televisão, as capas de jornais, as páginas de revistas, os livros e diversos veículos de informação.
Em questão, nenhuma informação é poupada sobre a série dos Simpsons, tão mesmo quanto suas histórias, capítulos, informações, idéias e demais, porém especificamente dessa vez, nem se quer a casa da família dos Simpsons se livrou da análise da vez.
Arquitetos, desenhistas, estudiosos e fã's dessa vez resguardaram seu tempo para uma minuciosa análise dedicada ao lar desses queridos personagens, residentes da cidade de Springfield.
Cada comodo foi revisado à lupa em seus mínimos detalhes, colocada a uma análise profunda, retratando a planta da residência, cada angulo foi retratado em superfícies reais.
![]() |
Simpsons Home - Geek Raposa |
O designer de interiores Inaki Aliste Lizarralde se interessou em transferir as cenas e os detalhes da planta da casa dos Simpsons para o papel, até então uma das plantas mais bem feitas e rigorosas em todos seus aspectos sobre a obra.
O processo para poder recriar o lar da família dos Simpsons em duas dimensões exigiu um profundo trabalho e investigação de Aliste. Simultaneamente Aliste assistiu à 630 episódios da série e começou tracejar os esboços inciais tomando forma de aspectos e detalhes concretos, tomando referência de medidas, padrões e proporções, até finalmente poder obter o resultado final da planta da casa !
“Vou preenchendo a planta com outra quantidade de notas e capturas de tela, para ter as peças localizadas de mobiliário, objetos de cena e demais” - Explica Aliste
“Trabalhei muitos anos como designer de interiores e digamos que desenvolvi minha capacidade de visualizar espaços e plasmá-los em forma de planta.” - Novamente por Aliste
Se tratando da série de Os Simpsons os designers de interiores tem um tapa na cara adicional como desafio, logo que, diferentemente das cenas criadas e construídas em sets, os espaços criados pelos desenhistas costumam mudar por ordem e exigências do roteiro.
Logo que temos a informações que em séries animadas os fundos e planos mudam continuamente, posições, locais e profundidades parecem tomar proporções que em questão de frames já se alteram bruscamente ou minuciosamente.
Em resultados a relação é fiel a medida do possível, levando em consideração que os próprios autores são infiéis a certos números e proporções do desenho. Especulado por alguns episódios, nota-se que eles dirigem-se ao porão a partir do comodo da cozinha, logo podendo deduzir-se que as escadas se localizam na lateral da casa, juntamente a parte onde esta a garagem.
Ressalta-se que em um episódio onde Homer e Bart fazem cerveja artesanal ( ou caseira ) e enfiam ao bar do Moe colocada-as em bolas de boliche, visualizamos que os mesmos entram na garagem pela porta do Hall.
Em questão de episódios seguintes, a mesma porta do hall se torna um armário onde as crianças se escondem e logo em outro episódio se torna ocupada por estantes onde guardam os brinquedos.
Contando com tais informações os profissionais se limitam a registrar o possível dentro de informações que possam ser plausíveis e concretas visualmente.
![]() |
Planta da casa dos Simpsons (742 Evergreen Terrace - Springfield) Andar terro, solo, -Por Iñaki Aliste Lizarralde. Ao fundo direita, Rumpus Room que aparece e desaparece em determinantes episódios. |
Um dos grandes especialistas de análise sobre a série, também doutor em comunicação e também autor de uma tese sobre os Simpsons e representação de 3 problemas sociais contemporâneos, citando gênero, meio de comunicação e empreendimento concorda com a observação.
Vide lembrar o desenvolvimento segue uma cronologia e não fixada que se altera em seu passar sem respeitar estrutura lógica e posicionamento.
Entre tanto após refinamento e concretização física do ideal cenário consta-se inclusive na fala da personagem Marge : "Temos um comodo que aparece e desaparece" , " Nossa casa é muito estranha para essas coisas".
![]() |
Planta da casa dos Simpsons (742 Evergreen Terrace - Springfield) Andar superior, topo, -Por Iñaki Aliste Lizarralde |
Tovar autor que prepara um livro sobre a série ressalta e elogia o registro de diversos aspectos e áreas demonstradas e poucos mostradas nos capítulos. Ao fundo da direita existe uma sala que aparece e desaparece que foi muito bem retratada, detalhe que é uma sala misteriosa, onde o autor da planta diz ter dificuldades para conseguir localizar, também com a terceira salinha, localizada atráz da garagem, aparece rapidamente apenas em até então constatado 3 episódios, o espaço contem 1 puff e 1 televisor, visualmente na série demonstra aparentemente possuir o mesmo tamanho da sala principal da casa dos Simpsons, entre tanto uma coisa é medida visual pela flexibilidade determinada na série a outra são as exigências concretas de medidas na planta que alterna de forma bastante brusca para se encaixar logicamente.
Observando além dos olhos, no andar do térreo, ao lado da cozinha existe um banheiro, com uma cabine. Até então esse banheiro jamais sequer apareceu na série de forma visual, de fato consta o produtor da planta, esse comodo nunca apareceu na animação.
No entanto existem referências da existência do mesmo, o primeiro no episódio " O Motim canino", onde a família adota um cachorro considerado perfeito, a ponto de que o mesmo utiliza o banheiro para fazer suas necessidades, então ouvimos o animal urinar na privada do comodo e dar descarga, logo então o cachorro sai pela porta do mesmo.
Para mais informações em um episódio mais recente, foi escrita uma cena onde Homer e Marge sofrem um arrebatamento e transam dentro deste comodo, sendo então mostrado pela primeira vez em toda a série.
Outro detalhe bem colocado em observação de Aliste feita da série remete ao comodo da garagem, onde foi situado um balcão com quatro banquetas isso graças a um episódio onde Homer faz um bar em sua garagem, o que em relação ajudou na moldagem dos moveis da casa ao invés de ocupar espaço com o simples desenho de um veículo.
![]() |
Planta Superior Residencia dos Simpsons Springfiel - Andrew Delong. - Geek Raposa |
Andrew Delong é responsável por uma das plantas da residência dos personagens da animação, em sua planta trás o formato de vista superior, bem detalhado em relação as cores e objetos, no entanto com algumas limitações de visões devido ao angulo.
O posicionamento é bem colocado, as cores vivas são representadas com precisão e todo traço característico da série, aponta os avaliadores dando que a representação seja bastante fiel.
Vale lembrar um dito pelo personagem que deve enfatizar algo sobre as plantas e as casas:
" Garagem Multiuso, escadas impossíveis, banheiro mutante, um lar disparatado que desafia as normas da arquitetura".
"Nesta casa desafiamos as leis da termodinâmica".
Pelo visto a partir deste dizer temos muitos fatos explicados sobre a loucura dessa residência, mas e ai, e você ? Fez alguma breve análise ? Como enxerga essa situação ? Tem algo a comentar ? Não deixe de comentar e compartilhar ! Afinal seu feedback é muito importante para nós !
-Equipe Geek Raposa
The Simpsons - Os Simpsons - Homer - Marge - Lisa - Bart - Residencia - Planta - Planta de Casa - Planta da casa dos Simpsons - Springfield - Casa dos Simpsons - Residencia dos Simpsons - Springfield - 742 Evergreen Terrace Springfield - Arquitetura - Comunicação Visual - Nerd - Geek - Série - Desenho - Animado - Animação - Curiosidade - Curiosidades - Moe - Designer de interiores - arquiteto - arquitetura - planta - plantas - série cinema e TV
Nenhum comentário