Header Ads

O que é loot boxe, entenda as polêmicas nos games

Loo boxe ilustração
Loot boxe ou jogo de azar? eu perdi tudo? By: Geek Raposa

     O termo ''loot boxe'' significa ''Caixa de recompensa'' em tradução livre e direta, as caixas de recompensas podem incluir e dar itens alear tórios dentro dos games, podendo ou não beneficiar um jogador. É comum encontra-la em diversos games, exemplificando títulos mais famosos como Overwatch, Clash Royale, Star Wars Battlefront 2 e diversos outros.
     A Loot Box é uma funcionalidade aplicada em diversos games a muito tempo, entretanto tem causado certos episódios de polêmicas recentes.

O que é e como funcionam as Loot Boxes ?
     Uma box, caixa ou bau lacrado, cujo recompensas podem ser retiradas de tempo em tempo, obviamente revelando premiações surpresas ao usuário sem quais quer aspectos de critérios especificados. Basicamente a funcionalidade de uma caixinha de surpresa, esta é a definição da Loot box dentro dos games.

Como começaram as Loot Boxes ?
     O Começo e inserção das Loot Boxes não possuem uma data certa a especificar, porém tem se a ideia que a prática in game deu inicio nas determinações dos games chineses do estilo free game, ou seja, jogos gratuitos, sem custo para registro, cadastro ou quais quer exigências financeiras, porém o game precisava de algo para lucrar, para se monetizar, render dinheiro, ou seja, as produtoras num investimento de marketing e monetização de seus serviços inseriram as funcionalidades da loot boxe para atrair jogadores a ter um gasto dentro do game que em teoria deveria recompensa los.

Máquina de Gashapon
Máquia de Gashapon no Japão - By: Geek Raposa

     Vale ressaltar que a origem e conceito sobre a Loot Box tem sido muito mais antigo do que a geração atual de games de console, seja pc ou video games mais modernos, no Japão existem máquinas denominadas de "Gashapon". O que são Gashapons ? bem, estas são maquinas em estações que vendem cápsulas sortidas, estas que viriam a dar itens aleatórios. No Brasil temos alguns exemplos de práticas que podem se assemelhar em determinado contexto, como ovos de chocolates que contém os chamados ''brindes'' geralmente brinquedinhos escondidos na parte interna, tornando o brinde ''surpresa'' para o consumidor que pode ter o interesse de obter o produto apenas pela ''surpresa'' ou podemos citar figurinhas colecionaveis, pacotinhos de booster que vem lacrado e cartinhas, todos estes sem opções de saber qual realmente seria o produto a receber.

Afinal, qual o problema das Loot Boxes ?
     O problema do sistema de Loot Boxes enquadram no fator onde os usuários são submetidos a própria ''sorte'' perante o consumo das mesmas, ou seja, uma ''chance'' aleatória de obter o produto desejado, relacionando se com possibilidades e probabilidades possivelmente na maioria das das vezes baixíssimas para obter o item desejado, muitas vezes exclusivos do sistema das loot boxes, o que deve colaborar para que jogadores sejam instigados a gastar mais para receber algo especifico,  o que devido a probabilidades, fazem facilmente com que jogadores extrapolem a conta de valor médio que gastariam com o produto, movido ao simples desejo da sorte.
     Muitas vezes games com sistemas de Loot Box se encontram dentro do já conhecido sistema P2W ou seja Pay to win, traduzindo, Pague para vencer, games que devem manter uma imagem superficial de equílibrio para jogadores, entretanto aqueles que gastam dinheiro recebem vantagem únicas ou boost absurdos em relação a players free ( que não gastam dinheiro in game ) o que torna quase como obrigatório que players invistam dinheiro dentro do jogo para se sentirem dentro do game.

Loot Box
Loot Boxe polêmica By: Geek Raposa

Loot Boxe como jogo de azar

     Vale considerar em situação onde muitas comunidades defendem que as loot boxes devem ser regularizadas como jogos de azar, estes como argumento afirmam que as mesmas são verdadeiros cassinos digitais e devem ser tratadas como os mesmos cassinos da vida real.
     Inclui-se que campanhas de conscientização devem ser aplicadas sobre o risco das Loot Boxes, estas que indiretamente estão implicando atitudes nocivas de apostadores aos jogadores e usuários, o que deveriam implicar sobre avisos dos riscos iminentes e evitar o famoso snowball do consumo em apostas famosa frase de impulsos '' apenas mais uma rodada '' até que obtenha o item desejado ( ou em grandes partes das vezes acabar com tudo o que o jogador tem )
     Importante considerar que em pesquisas e prática, o maior publico alvo dos games retém o publico jovem e infantil, o que é importante ressaltar o envolvimento de comunidades e organizações de proteção a criança e o adolescente e que quias quer interferências em regulamentação jurídica poderiam acarretar diversos outros fatores a ser abrangido como uma exclusividade ou exclusão de publico.

-Equipe Geek Raposa
Gostou da notícia? Comente, compartilhe e deixe seu FeedBack

Gashapon - games - jogos - japão - online - internet - apostas - Loot Box - Loot - Boxe - Box - Caixa - surpresa - game - Overwatch - Clash royale - recompensas - recompensas in game

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.